Prolongamento da Comunicação de Inventário

Foi prolongado o prazo de entrega de comunicação de inventário respeitante ao ano de 2020, até dia 28 de fevereiro de 2021.

Segundo o Despacho SEAAF n.º 25/2021-XXII, de 28/01, os sujeitos passivos de IRC ou IRS, que estejam obrigados a efetuar a comunicação de inventários dispõem de mais tempo para fazer a devida entrega. Recordamos que esta obrigação declarativa, aplica-se às pessoas singulares ou coletivas que cumulativamente:

  • tenha sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português;
  • disponha de contabilidade organizada;
  • e não esteja enquadrado no regime simplificado de tributação.

Nota: As entidades que exercem a título principal atividades sem fins lucrativos também se encontram abrangidas pela obrigatoriedade de comunicação de inventários.

Os sujeitos passivos que adotem um período de tributação diferente do ano civil, a comunicação referida no número anterior deve ser efetuada até ao final do 1.º mês seguinte à data do termo desse período.

Como deve ser feita?

A comunicação dos inventários, deve ser feita por via eletrónica, através de ficheiro com características e estrutura definida pela portaria do membro do Governo responsável pela área das finanças.

A entrega do ficheiro está disponível no portal da Autoridade Tributária.

Existe alguma dispensa na obrigação da comunicação?

A dispensa de comunicação dos inventários abrange, apenas, as pessoas coletivas ou singulares a quem seja aplicável o regime simplificado de tributação, no ano a que o inventário se reporta, independentemente do valor do volume de negócio.

No caso de inexistência de stock, os sujeitos passivos devem declarar no portal e-fatura que não têm existências.

A coima pela falta ou atraso na comunicação dos elementos das faturas ou inventários pode ir de 200€ a 10.000€.

O Portal das finanças disponibiliza alguns manuais de apoio que aqui disponibilizamos:

A On.Corporate manifesta total disponibilidade para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais ao exposto ou esclarecer qualquer dúvida ou questão relacionados com o presente tema.